quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cultura no Brasil

O cidadão do Brasil lê uma média de quatro livros por ano. Sendo que essa média é feita com pessoas que leem mais e pessoas que leem. Isso denota um grave problema: uma vez que as economias que poderiam ser usadas para investimento na cultura são gastas com futilidades. Mas por que isso acontece e qual o impacto desses números na realidade?

Isso ocorre devido à falta de uma mentalidade de que a cultura é investimento e não gasto desnecessário. As pessoas preferem assistir à maratona escatológica da programação televisiva do que ir a um teatro. Além do mais, faltam investimentos do governo em bibliotecas públicas, que , em muitas cidades, estão às moscas, e uma boa redução nos impostos sobre a indústria cultural, uma vez que esses encarecem estarrecedoramente o preço do produto final.

O impacto que esse baixo interesse pela cultura causa é uma sociedade mal-educada, hedonista e analfabeta funcional. Não é difícil constatar isso, basta sair às ruas e observar. E assim é criado o “jeitinho brasileiro” de desonestidade e desrespeito aos valores éticos e morais e às leis.

Visto isso, podemos facilmente constatar que a salvação do nosso país está no investimento e incentivo à cultura aos cidadãos desde pequenos, criando uma geração mais humana e, consequentemente, uma sociedade mais humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário