Vivemos num país em que a população de pessoas pobres é gigante e as riquezas estão concentradas em torno de uma pequena elite muito rica , ou seja, há uma péssima distribuição de renda e muitos pobres. Mas seria possível a ascensão social e econômica de um indivíduo nascido na camada pobre da sociedade? Seria o futuro da criança determinado pela situação da família na qual nasceu?
Com certeza o futuro de uma criança que nasceu em uma família pobre no Brasil é pouco promissor: ela tem contato desde muito cedo com a criminalidade, aumentando seus riscos de tornar-se um indivíduo criminoso quando crescer. Já dentro da legalidade são baixas as suas possibilidades de ascensão, já que acabam largando a escola para trabalhar, ficando condenadas a empregos de baixíssima remuneração no futuro.
Podemos ver que a luta é desigual quando vemos o futuro de uma criança que nasceu nas camadas mais abastadas da sociedade: boas escolas, cresce em um ambiente geralmente saudável e com conforto. As crianças dessa classe podem se tornar médicos, advogados, arquitetos ou o que quiserem no futuro, enquanto as pobres têm muita sorte alcançando um emprego mediano.
Visto isso, podemos concluir que o futuro da criança é, sim, influenciado pela condição social em que nasceu, principalmente num país capitalista selvagem como o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário